Translate

Quartos de Bebê

Independente do estilo, a palavra chave para quem vai decorar um quartinho de bebê é ACONCHEGO. Um quarto confortável e prático precisa de boa iluminaçao, ventilaçao e cor. A cor também é uma aliada dos bons projetos. E nao existe uma cor certa, existe a combinaçao certa entre elas. Nao importa se em tons fortes ou pastéis. As cores criam movimentos e cenas para a visao do bebê que podem estimular ou cansar... Por isso, as opçoes mais comuns sao os tons pastéis: rosa e azul claro, beges em todas as gamas, branco...
Mas existe uma teoria bastante interessante que mudou esse tradicionalismo: O método Montessori para decoraçao. Você já conhece? Vamos, entao, falar um poquinho sobre ele: "O Método Montessori é um modelo educacional desenvolvida pela médica e educadora Maria Montessori. É caracterizado por uma ênfase na independência, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário." Fonte: Wikipédia Na decoraçao dos quartos infantis esse método funciona da mesma forma: estimulando a independência das crianças, desde o nascimento. O quarto deve ser estruturado para a ótica e alcance das criancas e nao dos adultos. Permitir que a criança engatinhe, explore e pegue no quarto é a idéia. Sim, pegar no quarto e tudo que tiver nele. O tato é muito importante também.
Veja aqui algumas dicas para montar um quarto com o Método Montessori: 1. O colchao ou a cama deve ser no chao. Isso permite que a criança tenha liberdade de sair desse espaço sem riscos e sem ajuda de ninguém. Aos poucos a criança entende que esse é o espaço de dormir e vai para lá quando o sono bater, sem transtornos e sem ajuda. 2. Os birnquedos devem estar ao alcance das maos da criança. Assim, ela arruma, organiza, pega e guarda com mais facilidade e sabe que tudo que está ali é dela, para usar mesmo. Brinquedos guardados em armarios dificultam o interesse, pois nao estao visíveis. Organizar em caixas transparentes ou por cor também é uma maneira interessante de dispor os brinquedos. 3. Quadros, fotos, desenhos, revistas e livros devem estar a altura dos olhos da criança. 4. Embora seja importante que os objetos estejam expostos de maneira pratica, é importante um pouco de minimalismo. Muita informaçao confunde a cabeça de um bebê. Ele precisa assimilar o que está disponível para ele. 5. Cores vibrantes também sao estimulantes, principalmente as cores primárias. Nao tenha medo de ousar.

Comentários

PREENCHA O FORMULÁRIO E SOLICITE SEU ORÇAMENTO !

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas